quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Fórmulas - se encadeado



Hoje veremos uma variação da fórmula SE já vista em postagens anteriores. Para visualizar a posatgem sobre o conteúdo clique aqui, outra postagem bastante recomendada, que pode ser bastante útil no exemplo que iremos usar é a postagem sobre formatação condicional que pode ser visualizada com um clique aqui. A fórmula SE pode não ser usada apenas de maneira simples como mostrada na postagem sugerida acima, mas podemos encadear e criar critérios mais complexos e elaborados para nossas planilhas.
Começando com uma ideia básica de como funciona o SE encadeado. Supondo que temos a mesma mercadoria em 4 mercados diferentes e queremos que o Excel nos diga para verificar a mais barata e indicar o nome do lugar que está mais barata. Nós precisamos "falar" para o Excel o seguinte: "SE o preço no mercado A for menor que os outros, compraremos no mercado A, SE o preço no mercado B for mais barato que os outros, então compraremos no mercado B; SE o preço no mercado C for o mais barato, então compre no mercado C; SE o preço no mercado D for o mais barato, então compre no mercado D". Usando os respectivos precos como A, B, C e D, para que tudo ocorra como o esperado usaremos a seguinte estrutura:

SE mínimo(A, B, C, D) = A então escreva Mercado A

          caso contrário
          SE mínimo(A, B, C, D) = B então escreva Mercado B

                    caso contrário
                    SE mínimo(A, B, C, D) = C então escreva Mercado C

                              caso contrário
                              então escreva Mercado D


*Lembrando que a estrutura da fórmula SE é a seguinte =SE(teste lógico; valor se verdadeiro; valor se falso). O encadeamento ocorre o "valor se falso", será nesse campo que entraremos novamente com a função SE novamente.

Podemos agora olhar a seguinte planilha esquemática:


Para obter o resultado esperado a seguinte fórmula é digitada:

 =SE(MÍN(B3:E3)=B3;B2;SE(MÍN(B3:E3)=C3;C2;SE(MÍN(B3:E3)=D3;D2;E2)))

Caso não entenda como essa fórmula foi montada, por favor entre em contato que explicaremos mais detalhadamente até o entendimento completo. O resultado da fórmula está mostrado abaixo:



Para realizar a mesma operação para outros produtos, devemos primeiramente fixar a referência da fórmula para retornar os nomes. Quando nós estendemos a fórmula para as linhas abaixo, ocorre uma alteração automática sequencial. Ou seja, onde anteriormente estava a referência B2, C2, D2 e E2 que eram os nomes dos mercados, nas linhas de baixo as células serão B3, C3, D3 e E3 apararecendo não mais o nome do mercado como resultado. Resumindo, não importa em qual linha trabalharmos, teremos que SEMPRE utilizar os nomes como resultado e então precisamos TRAVAR as referências de células B2, C2, D2 e E2 na fórmula digitada e apenas depois arrastar para as linhas abaixo. 

Então a fórmula que estava escrita:

 =SE(MÍN(B3:E3)=B3;B2;SE(MÍN(B3:E3)=C3;C2;SE(MÍN(B3:E3)=D3;D2;E2)))

Ficará com as referências travadas (chamamos de referências absolutas):

 =SE(MÍN(B3:E3)=B3;$B$2;SE(MÍN(B3:E3)=C3;$C$2;SE(MÍN(B3:E3)=D3;$D$2;$E$2)))

Note que usamos o símbolo $ para deixar uma referência absoluta. Podemos também, ir até o local que a célula está digitada na fórmula e pressionar a tecla F4. Continuando com o resultado, fazendo essa alteração e arrastando para as linhas abaixo, o resultado será:











Está pronta a planilha. Mude os dados, os nomes do mercados e veja como os resultados já atualizam automaticamente.

Gostou? Compartilha e curta nossa Fan Page no facebook!






Nenhum comentário:

Postar um comentário