terça-feira, 6 de agosto de 2013

Formatacão condicional no excel



                     Continuando a postagem da planilha do boletim, vamos ver como deixá-la mais atranete utilizando o recurso da formatacão condicional. Se você não leu a postagem de como utlizar a funcão SE no excel clique AQUI e veja a postagem. Uma ferramenta bem interessante para deixar a estética melhor e a visualizacão mais rápida: Formatacão condicional. Ferramenta na aba Pagina inicial, como mostrado na figura:



                     Escolha como indicado na figura e então poderemos colocar algumas regras que deixarão sua planilha mais bela. Iremos deixar as notas menores que a média da escola (7,0) em vermelho negrito. Com os campos de notas selecionados, vá no menu Formatacao condicional e escolha o menu conforme a imagem acima. Na imagem abaixo, mostra a tela que vai aparecer, onde devemos preencher com o critério 7,0 que é a média da escola. 


                    O próximo passo é colocar o que acontece quando as células forem menores que 7, e isso é feito no menu a frente de onde preenchemos 7. Selecionamos nesse menu a opcão Formato personalizado para escolher a cor da fonte vermelha e negrito.


                    Clicando nessa opcão vai aparecer uma janela para escolher o formato da fonte, deixaremos então selecionado negrito e selecionamos a cor da fonte. Lembrando que podemos alterar o tamanho da fonte e também a fonte.


                    Está feito o trabalho, basta selecionar OK e OK e aparecerá o resultado na planilha, lembrando que se alterarmos os números as cores mudarão automaticamente. Por exemplo, substituindo um 4,5 por um 8 a cor mudará de vermelho para preto normal sem negrito.


Utilize outras regras, invente e teste outras regras para formatacao condicional! Se tiver dúvidas ou quiser exemplos de outros tipos de formatacão condicional nos envie uma pergunta pedindo pela postagem que postaremos rapidamente!


Curtiu as dicas? Então curta nossa fan page no facebook FAN PAGE e siga esse blog!



Nenhum comentário:

Postar um comentário