A função é possui algumas variedades mais utilizadas que veremos aqui. Supondo que haja uma determinada turma de alunos que estão realizando uma avaliação final de certa disciplina. O professor elaborou uma lista bem simples dessas provas, organizando com o nome do aluno e a respectiva nota obtida na prova, sendo possível que alguns alunos faltaram na prova, ficando então sem preenchimento.
Podemos, com esses dados "pedir ao excel" para contar quantos alunos realizaram a prova, quantos alunos estão abaixo da média, quantos alunos tem a turma inteira. Observe a planilha abaixo e o que iremos calcular.
Para calcular a média foi utilizada a expressão "=MÉDIA(C2:C15)". Calcularemos uma um essas quantidades abaixo solicitadas.
A função =CONT.NÚM é utilizada para calcular um intervalos de valores que contém números, qualquer que seja o valor. Sendo assim, se aplicarmos essa fórmula no intervalo que contém as notas, descobriremos quantas notas estão digitadas, ou seja, quantos alunos realizaram a prova. Dentro dos parênteses também é inserido o intervalo de valores que desejamos contar, sendo assim em nossa planilha será digitado: =CONT.NÚM(C2:C15).
A Função =CONTAR.VAZIO como o nome já sugere, conta a quantidade de células vazias em um intervalo, sendo que dentro dos parênteses inserimos também o intervalo que desejamos contar. No caso em questão, é o mesmo intervalo de notas já utilizado anteriormente e a fórmula será escrita da seguinte maneira: =CONTAR.VAZIO(C2:C15).
Por fim, a fórmula =CONT.SE para contar células com determinada condição. A maneira de escrever a célula muda um pouco aqui. Precisamos inserir, além do intervalos em que desejamos contar, a condição que usaremos. Podemos contar alunos com nota maior que 8, nota entre 4 e 6, notas iguais a 7 e qualquer outra condição. Como exemplo, supondo que a média seja 6, contaremos quantos alunos ficaram acima da média. Sendo assim, devemos escrever a expressão =CONT.SE(intervalo;critérios) que no caso da nossa planilha ficará =CONT.SE(C2:C15;">6"). IMPORTANTE! A condição deve estar entre aspas, caso contrário o excel acusará um erro.
Na nossa planilha, note como ficará as fórmulas digitadas:
Como resultado teremos em nossa planilha:
É isso, está pronto o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário