quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Dicas Excel 2010

Confira mais dicas do Excel 2010

_________________________________________________________________________________
O Excel é o editor de planilha de cálculos da Microsoft, cada documento (também conhecido como pasta de trabalho) é composto por uma ou mais planilhas, nelas é que são armazenadas as informações numa estrutura de linhas e colunas, formando uma grade.
É comum a criação de documentos para a tabulação de dados e que não necessariamente são adicionadas fórmulas de cálculos. Porém, a verdadeira versatilidade da ferramenta consiste em sua capacidade de realizar cálculos complexos e dispor de dezenas de fórmulas pré-definidas.
Nesta coluna será usada uma planilha com a classificação do “Campeonato Brasileiro 2012”. Nela serão armazenados os resultados das partidas, partidas disputadas, vitórias, empates, derrotas, saldo de gols, percentual de aproveitamento e ranking. O objetivo não é ensinar a construir uma planilha completa para o acompanhamento, pois sites como o do Globo Esporte já disponibilizam a tabela de classificação on-line. O objetivo é usar as informações para contextualizar os exemplos do emprego de fórmulas do Excel.

Tabela do Campeonato Brasileiro criada no Excel (Foto: Reprodução)
Os dados referentes ao desempenho dos clubes terão que ser informados manualmente, porém o cálculo dos pontos é obtido por uma fórmula em que o total de pontos é o resultado da soma das vitórias multiplicadas pelo número de pontos por vitória, com a multiplicação de empates pelo valor individual de pontos pelo resultado. Por exemplo: a pontuação do líder do campeonato é obtida pela fórmula:
-        =(E3*3) + (F3*1)

O cálculo dos pontos é obtido por uma fórmula (Foto: Reprodução)
Já o saldo de gols é o resultado da subtração dos gols a favor pelos gols sofridos, calculados pela fórmula:
-        = H3-I3
Cada campo preenchido corresponde a uma célula na planilha e cada uma delas pode ser localizada através da letra correspondente a coluna, acrescida da posição da linha. Portanto, a célula que representa o nome do clube líder no campeonato pode ser facilmente localizada na coluna “B”, linha “3”, os outros clubes seguem a mesma lógica.
Outro indicador muito importante na avaliação do desempenho dos clubes no campeonato é o percentual de aproveitamento. Essa informação também é obtida através de uma fórmula matemática.
-        = C3/(D3*3), ou seja o total de pontos dividido pela multiplicação de jogos pela pontuação possível de uma vitória.
Pode parecer trabalho ter que digitar fórmula a fórmula para preencher a planilha. Para facilitar essa tarefa, o Excel possui um recurso de auto preenchimento. Através desse recurso, basta clicar no canto inferior direito de uma célula em que a fórmula deverá ser distribuída no restante das células e “arrastar” com o mouse sobre as células de destino do conteúdo.
Com base nas informações já inseridas e calculadas na planilha, é possível definir o indicador mais relevante, a “Classificação” no campeonato. O Excel contém a função “ORDEM”, pré-definida para criar o “ranking” a partir de um apanhado de dados e um critério. Para definir o critério de “ranking” é preciso selecionar o primeiro valor do intervalo e selecionar o restante dos resultados. Mas vale salientar que para o bom funcionamento da fórmula é preciso fixar a célula. Para isso, é adicionado o “$” ao lado da letra que corresponde à coluna e também ao lado do número que corresponde à linha.

O Excel contém a função “ORDEM”, pré-definida para criar o “ranking” (Foto: Reprodução)
O que não pode faltar em qualquer tabela de acompanhamento de um campeonato de futebol em geral é o destaque baseado na posição da tabela. Para aplicar uma formatação diferenciada nos quatro primeiros colocados, clique em “Página Inicial > Formatação Condicional> Realçar Regras das Células”. Informe um critério apropriado com o objeto daquilo que deseja destacar e clique em “Ok”. Existem dezenas de outras opções de formatações condicionais que podem ser exploradas, o que fica a cargo da criatividade do leitor.

Aplicando formatação condicional nos valores das células (Foto: Reprodução)
O Microsoft Excel é uma ferramenta que dá muita produtividade e vem repleto de centenas de recursos. O que foi demonstrado aqui é uma parte do seu potencial. Se você tiver alguma dúvida sobre uma funcionalidade específica, deixe sua pergunta na área de comentários.

*Retirado do site G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário