
PRIMEIRA DICA: CORES
As cores fazem na sua planilha podem ajudar ou se tornar um verdadeiro desastre. As cores são utilizadas como ferramentas em alguns casos, por exemplo a formatacão condicional, que transforma dados em escalas de cores em que facilmente conseguimos ver os dados de maneira mais visual, como no exemplo abaixo onde notamos que valores mais altos estão em tons mais laranja/vermelho enquanto dados mais baixos estão em cores verde/azul.
Outro caso bastante importante, por exemplo, é o caso onde usamos Controle Estatístico de Processo (CEP) e determinamos se determinada peca, amostra, produto está dentro ou fora dos limites estabelecidos. Nesse caso, cores como verde, amarelo e vermelho auxiliam na vizualizacão imediata dos resultados, como mostrado no exemplo abaixo:
Segunda dica: PADRÃO
Utilize padrões nas planilhas em relacão a fonte, tamanho e estilos. Padroes causam um efeito visual interessante, principalmente se você usar no mesmo arquivo diferentes planilhas, é interessante utilizar dependendo do caso o mesmo cabecalho (crie um personalizado com a sua marca). Exemplo de duas planilhas do mesmo arquivo excel:
As duas planilhas são bastante diferentes, mas notamos que há uma padronizacão entre as duas, o que as torna esteticamente atraente. Lembrando que algumas informacões foram apagadas para perservar dados da empresa. Além disso, a mesma fonte e padrões de bordas são utilizadas nas planilhas.
Bom, por hoje é isso. Eu me preocupo bastante com estética e sempre deixo as planilhas com fundos brancos, com cores bem ajustadas, fontes iguais e também alguns incrementos e truques especiais com botões para navegacao, imagens e macros que dão um toque especial e que ficarão para outros tópicos que estão por vir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário